segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

(onde se mostra que, mesmo à distância,

o coração consegue sempre arranjar espacinho para mais um)

 
Bem-vindo a esta família, querido sobrinho. Uma família feita de muitas pessoas, muito diferentes. Uma família que é feita de laços de amor que se transformam em rios de sangue igual que nos corre a todos nas veias. Aqui, serás sem dúvida amado. Não garanto que sejas totalmente compreendido. Não garanto que não tenhas de lutar para conquistar o teu lugar. Que isto é gente de ideias fixas, gente teimosa com a mania que sabe tudo. Mas garanto-te que serás amado como em mais lugar nenhum no mundo.

Bem-vindo a esta família, onde cada um mora para seu lado. Onde passamos muito tempo sem nos vermos. E, às vezes, quase tanto sem nos falarmos. Não garanto que consigas de imediato associar as muitas caras aos nomes. Não garanto que consigas ter uma relação muito próxima com todos nós. Mas uma coisa te garanto, querido sobrinho, sempre que precisares, estaremos todos presentes. Porque esta família tem essa capacidade mágica de se materializar quando menos se espera, onde menos se espera, sempre que for preciso. Por isso, já sabes… se precisares, estaremos todos lá para ti.

Bem-vindo a esta família onde há poucas crianças e muitos adultos. Demasiados adultos. Não garanto que não tentem fazer de ti um adulto antes da hora. Que isto é gente com muita cabeça, gente séria. Mas garanto-te que connosco se passa uma coisa muito engraçada. Nesta família, os adultos são sempre um bocadinho crianças. Apesar das rugas, vais ver-nos chorar e rir a bandeiras despregadas. É que nesta família ninguém se esquece de ser pateta, de vez em quando.

Por isso, querido sobrinho, tenho a dizer-te que és um menino cheio de sorte. Não sei que caminhos te trouxeram até nós, mas não tenho dúvidas de que vieste parar ao sítio certo. Ainda não sabes – e provavelmente hás-de negá-lo pela vida fora, como todos nós – mas vieste parar à melhor família do mundo. E tens os melhores pais do mundo. Na maior parte das vezes, não hão-de saber bem o que fazer, vão ter muitas dúvidas e cometer muitos erros. Tem paciência, que isto de ser pai e mãe é coisa que não vem nos livros e demora o seu tempo a aprender. Nós vamos estar por aqui para os ajudar, não te preocupes. Quando tiveres 16 anos e estiveres farto deles, podes ligar à tia que eu mando-te um bilhete de avião para vires passar uma temporada comigo. Nessa altura, querido sobrinho, já terei os meus cavalos e iremos os dois dar longos passeios. Vamos encher-nos de chocolates e dizer mal do mundo inteiro. E prometo contar-te todos os disparates que a tua mãe fez quando tinha a tua idade, que é para isso que as tias servem.

Ainda não te conheço, querido sobrinho. Ainda não ouvi a tua voz. Ainda não pus os meus olhos em cima desses teus olhos enormes. Mas posso dizer-te que já tens um cantinho do meu coração que é só teu, onde serás sempre rei.

Os teus primos têm todos músicas só deles. Músicas que foram escritas especialmente para eles, mesmo que o cantor não saiba. Mas eu sei e, quando as ouço, penso neles. E o meu coração fica mais quentinho. Esta é a tua música, querido sobrinho. Porque foi escrita para ti e porque foi a tua mãe que me deu a conhecer o Sérgio Godinho.
 

 

[ Tia em francês diz-se “tante”. Vá… “tati”, para ser mais simples. Só para me distinguir da outra tia, grande e feiosa, que te vai encher de beijos e te vai apertar muito. E que te vai dizer que é a tua tia preferida. Diz-lhe que sim só para a fazeres feliz, mas não acredites nela, está bem? ]

Sem comentários:

Enviar um comentário